Existem três grandes motivos que levam os consumidores a investir na energia solar fotovoltaica:
- Preocupação com o meio ambiente (ainda há uma percentagem considerável de energia gerada com combustíveis fósseis)
- Redução dos custos energéticos (a energia que gastar proveniente do sol não é paga)
- Independência energética (ainda há locais em que não há rede elétrica pública ou que a sua instalação não é economicamente viável).
A maioria das pessoas instala este tipo de sistemas para reduzir nos custos da eletricidade. Quando não conhecem bem este tipo de sistemas geralmente usamos o histórico de consumo para lhes dimensionar um kit que, regra geral, com o dinheiro que vai poupar paga-se a si mesmo em cerca de 5 anos, ou seja, em aproximadamente 5 anos vai poupar em eletricidade o que gastou no kit e instalação.
Sempre que os consumos noturnos o justifiquem, recomendamos a utilização de tarifários bi-horários e tentamos dimensionar o sistema de forma a que, baseado nos consumos médios, tenha autonomia até à hora em que passa ao horário vazio.
Estes sistemas são modulares, ou seja, se no futuro aumentar os consumos pode simplesmente complementar com mais um grupo de painéis ou aumentar o número de baterias.
Como foi descrito na secção de detalhes, na nossa opinião o melhor investimento é em sistemas híbridos com armazenamento em baterias de lítio, as baterias são os componentes mais caros mas atualmente os fabricantes estimam a vida útil em décadas.
Deixamos abaixo alguns exemplos de kits híbridos populares (alguns orçamentos sem montagem incluída):
Exemplo 1, popular para casas com consumos baixos
Exemplo 2, popular para casas com consumos elevados
Exemplo 3, solução de baixo custo
Exemplo 4, solução para pequenas oficinas ou locais com consumos maiores
Alguns extras populares:
- Esquadros e perfilaria para duplo posicionamento verão/inverno
- Equipamento para monitorização remota